::: Os melhores filmes evangélicos estão aqui. Fique conosco!!! :::





Do Nazismo ao Salafismo: Islâmicos ameaçam Alemanha

Do nazismo ao comunismo, a Alemanha viu a sua quota de ideologias radicais ao longo dos anos. Agora, o país enfrenta uma nova ameaça: salafismo.

É um tipo extremo de o Islã que prega o ódio contra os cristãos e judeus. Como CBN News descobriu recentemente, o salafismo está crescendo no país mais populoso da Europa Ocidental.

Segundo a Wikipédia, salafismo (do árabe سلفي, salafī, "predecessores" ou "primeiras gerações") é um movimento reformista islâmico que surgiu no Egipto no final do século XIX dentro do que podemos referir como período de renascimento cultural árabe.

O objectivo primário do movimento era reformar a doutrina islâmica de forma a adaptá-la aos novos tempos, foi um produto do intenso contacto que começou, desde os inicios do século XIX, entre o mundo islâmico e o mundo ocidental e pretendia chamar a atenção para uma via de desenvolvimento especificamente islâmica.

Este movimento não se colocava somente contra doutrinas que estabeleciam uma identificação entre a modernização e a ocidentalização dos costumes culturais e sociais islâmicos de então (cujo exemplo mais notável pode ser apontado como o que se passou na Turquia, com a laicização do estado através do movimento dos Jovens Turcos, fundado por Kemal Atatürk), como também é contra o tradicionalismo mais fechado que abafa toda e qualquer modernidade procedente das influências ocidentais como algo que destrói tudo o que é islâmico.

Assim os salafistas dos primeiros tempos eram moderados, e tentavam buscar a reforma do Islão pela doutrina original desta fé, tentando afastar as influências posteriores - que teriam alterado, em seu ponto de vista, o Islão. Desta maneira, foram precursores neste aspecto dos movimentos agora chamados de forma genérica como islamistas, embora estes tenham uma conotação mais política do que o salafismo, além do fato de que muitos destes movimentos ditos islamistas evoluiram para posições claramente opostas às teorias iniciais e inclusivas do salafismo. Alguns grupos islamistas até mesmo se apropriaram deste nome de forma abusiva, tentando deste modo associar suas teorias a uma aura reformista islâmica predecessora, e assim limpar a imagem de seus movimentos com esta designação, ainda que invertendo por completo as bases ideológicas originais deste movimento.

Redação Espaço Gospel

COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Do Nazismo ao Salafismo: Islâmicos ameaçam Alemanha"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial